Cortar carboidrato emagrece mesmo?

Cortar carboidrato emagrece mesmo?

A resposta a essa pergunta é matemática: claro que excluir toda a fonte de carboidrato da sua alimentação vai trazer um emagrecimento imediato. Mas isso não acontece de forma saudável: a ausência desse nutriente é entendida como uma agressão ao corpo.

Com isso, o organismo vai buscar sobreviver procurando em suas reservas os nutrientes que estão faltando. Ou seja, alguma gordura vai de fato embora, mas músculos também. E perder massa magra não é bacana em termos de saúde!

Sempre gosto de relembrar que o corpo entende dieta restritiva como um período de escassez, de inanição. Para se defender, ele irá tentar se adaptar aumentando o apetite e diminuindo o metabolismo. É por isso que 95% das pessoas que fazem dieta restritiva acabam engordando de novo.

Faça as pazes com o carboidrato!

A má fama do carboidrato ganhou força na década de 70 com a dieta do Robert Atkins, que justamente vendia a ideia de que o carboidrato seria a principal causa de obesidade no mundo. Ou seja: tirem carboidrato, comam proteína e gordura. Emagreçam! Mas será que isso faz sentido?

Com base na ciência e na minha experiência, não acredito que isso possa contribuir nem para o emagrecimento saudável e nem para uma boa relação com a comida. Luto diariamente para desconstruir a ideia de que existem alimentos bons ou ruins.

O carboidrato por si só não é o culpado pela epidemia de obesidade que assola o planeta. É verdade que consumimos demais no nosso cotidiano, o Brasil é um dos campeões do excesso de açúcar e precisamos sim diminuir o consumo. Mas não é tão simples assim, o buraco é muito mais embaixo!

Comentários